Projeto STEM

22/12/2016 - por Comunicação Liessin | Seja o primeiro a comentar!

ENTREVISTA COM PROFESSOR CHARLES: PROJETO STEM

 

O professor Charles Esteves é o grande responsável pelo sucesso da onda “Maker” e dos projetos de Robótica do Colégio Liessin. Ao longo destes mais de 10 anos como profissional da escola, Charles vem colecionando títulos e prêmios junto a seus alunos, participando de diversas competições nacionais e internacionais.

Em 2017, a grande novidade da área de Tecnologia é a adoção do conceito STEM (Science, Technology, Mathematics and Engineering), que visa envolver disciplinas da matriz curricular oficial do Ensino Fundamental II do Colégio Liessin e tecnologias de ponta para o desenvolvimento de projetos inovadores.

Saiba mais a partir da entrevista com o professor Charles:

Liessin: Professor Charles, como o projeto STEM será incorporado dentro das áreas Oficiais e quais as novas tendências em tecnologia?

Professor Charles: O Colégio Liessin, através de seu espaço “Maker”, que é voltado para experimentação e o desenvolvimento de projetos inovadores, propaga a ideia do “Faça você Mesmo” junto a seus alunos, a partir do conceito “Indústria 4.0” e suas tecnologias diferenciadas. O Liessin, como instituição pioneira, traz esta nova forma de pensar, que será a base da futura relação entre empresas e consumidores: é o futuro chegando mais perto do dia a dia das crianças. Um dos aspectos mais tangíveis da 4ª Revolução Industrial (Indústria 4.0) é a ideia de um design voltado para o consumidor. Isso significa que as pessoas irão usar fábricas para criar seus próprios produtos personalizados. Estas tecnologias, trazidas pelo Liessin, dialogarão com o conteúdo curricular das Matérias Oficiais do Núcleo Comum, através de projetos específicos que serão desenvolvidos ao longo do ano.

Liessin: Poderia compartilhar algumas novidades que serão oferecidas em 2017?

Professor Charles: O Liessin adquiriu uma impressora 3D para o desenvolvimento dos projetos; placas de prototipagem, que é todo o processo de criação de ideias; óculos de realidade virtual e, também, modelagem 3D, que é a criação de um objeto em 3D, com a utilização de programas gráficos, como Fusion 360 e TinkerCad, que serão utilizados pelos alunos. Estas tecnologias permitem que o aprendizado das disciplinas seja, não só mais prazeroso, como também eficiente, uma vez que o aluno é convidado a ser sujeito do projeto de aprendizagem.

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