Marcha da Vida

O que é a marcha da vida

Enriquecendo o conteúdo de Estudos Judaicos, o Projeto inclui uma forte vivência na Polônia e Israel, depois do qual o jovem pode concluir seus estudos na escola com a responsabilidade de seguir difundindo e mantendo o Judaísmo vivo.

O projeto consiste em um período preparatório, que tem como objetivo sensibilizar, informar e preparar os jovens para a forte experiência que passarão, com a leitura de livros sobre o tema, debates, pesquisas e palestras com convidados diversos. A segunda fase é a viagem, cuja primeira etapa acontece na Polônia, onde no decorrer de uma semana os participantes, acompanhados de milhares de jovens de diversos países, conhecem a vida judaica do pré-guerra em Shtetlach, Yeshivot e Guetos, e visitam os campos de concentração e extermínio usados durante o regime nazista. A segunda etapa acontece em Israel, uma semana repleta de passeios e atividades, momentos de alegria inesquecível, com forte significado para os participantes da Marcha da Vida, que vivenciam o grande e real contraste da história judaica deste século.

Ao retornarem, os estudantes trabalham na consolidação e na multiplicação dos conhecimentos adquiridos, momento de acomodação dos sentimentos vividos e de sistematização das informações obtidas.

O projeto pedagógico do Liessin acredita em Judaísmo vivo. Coroar nossos alunos no final do Ensino Médio com esta viagem contextualizada no projeto “Marcha da Vida” é um sonho da equipe Liessin: lembrar, educar e atuar.