Nossos princípios

Nascemos dentro do judaísmo, somos parte dele e cremos que sua ética e filosofia nos dão um sentido existencial e ajudam o desenvolvimento espiritual. Temos uma atuação forte e efetiva para o crescimento e fortalecimento da comunidade judaica.

 

Acreditamos no judaísmo como unidade indissolúvel entre povo, sua religião, cultura e o Estado de Israel. Consideramos Israel como centro da vida judaica, reconhecendo a importância vital de sua existência e o hebraico como idioma de nosso povo e expressão de nossa cultura.

Acreditamos no respeito às diferentes correntes de pensamento judaico que manifestam seu interesse pela nossa continuidade. O Colégio Israelita Brasileiro A. Liessin Scholem Aleichem segue uma linha pedagógica independente de tendências político-partidárias ou de uma corrente religiosa determinada.

Acreditamos em nossa religião como um laço de união do povo judeu, base de nossa essência espiritual e fonte inesgotável de conhecimento e valores éticos.

Neste sentido, nosso trabalho como escola é ensinar e transmitir os costumes, valores e tradições, sendo a prática religiosa uma decisão de cada família.

Acreditamos que como brasileiros devemos conhecer, valorizar e respeitar a história e a cultura de nosso país, conciliando-as com as nossas ricas raízes culturais judaicas, de forma a desenvolver em nossos alunos o sentimento de orgulho de sua identidade brasileira e judaica.

Acreditamos que é através do conhecimento, nos aspectos históricos e filosóficos, que formamos alunos conscientes e preparados para se posicionar perante a comunidade maior.

Acreditamos que, como escola, devemos formar cidadãos que possam contribuir para o progresso e engrandecimento de nosso país, formando lideranças que possam perpetuar todos estes princípios.

Acreditamos que a convivência entre os alunos, gerada no ambiente escolar, contribui para a formação de laços de amizade permanentes.

Acreditamos que educar é guiar o aluno para que alcance o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, e que a educação é um processo permanente, que leva o indivíduo à sua realização como sujeito e como ser social respeitável.